Las Analfabetas


Las Analfabetas

Chile, 2013, 73′
Realizador: Moisés Sepúlveda
Produtor: Fernando Bascuñán
Actores: Paulina García e Valentina Muhr

Horários:
Porto – 31 de janeiro, 19h30 [Compre no Ticketline]

 
Com a presença de Valentina Muhr
Actriz chilena com dez anos de carreira nas áreas do Teatro e do Audiovisual. No Chile trabalhou em diversos projectos com Paulina García, Eduardo Pavez, Macarena Baeza, entre outros. Em 2012 viaja para Londres, beneficiada por uma bolsa chilena (Becas Chile) para realizar um Mestrado em Performance na Goldsmiths University of London.
No cinema trabalhou com destacados realizadores como Raúl Ruiz, naquele que foi considerado o seu filme-testamento, La Noche de Enfrente (2012), e Valeria Sarmiento (Secretos, 2009). Em 2013 integra o elenco da segunda temporada da série de televisão “El Reemplazante” e em 2014 estreia o filme Las Analfabetas , com o qual obtem o prémio de melhor actriz internacional, com Paulina García, no Festival Internacional de Cinema de Gramado.
 
Sinopse
Filme baseado na peça de teatro homónima de Pablo Paredes. Ximena é uma analfabeta com cerca de 50 anos que já tentou tudo para que ninguém descobrisse que não sabe ler. Jackeline, uma jovem professora primária desempregada, tenta convencer Ximena a aprender a ler. Convencê-la parece impossível, até que encontra uma carta que Ximena guarda desde criança como um tesouro: foi escrita pelo seu pai antes de partir.

Moisés Sepúlveda | Moisés Sepúlveda dirigiu o vídeo do grupo Los Coléricos Chascona, Chascona, bem como o vídeo da música Nuestro Momento, do grupo chileno Portugal. Trabalhou também em televisão. Las Analfabetas é o seu primeiro filme.

Prémio Quixote para Melhor Filme no 42º Festival de Cinema de Gramado (Brasil, 2014)
Prémio do Público e Melhor Filme Chileno no Festival Internacional de Cinema de Santiago (Chile, 2013)
Prémio FEISAL na competição internacional no 28º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (Argentina, 2013)
Caravela de Prata para Melhor Obra-Prima no Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva (Espanha, 2013)